--------------------------- ATUALIZAÇÃO DA CATEGORIA EM CURSO ---------------------------
Metodologia
A classificação é baseada no sistema de cálculo do Índice de poluição desenvolvido pelo Instituto da energia e do ambiente (Institut für Energie - und Umweltforschung - IFEU), em colaboração com o Departamento de ambiente alemão (Bundesumweltamtnas) e usado pela Associação suíça de transporte e ambiente (ATE), juntamente com as congéneres da Alemanha (VCD) e Áustria (VCÖ). Este sistema tem em consideração os impactes da emissão de gases de efeito de estufa, de outros poluentes atmosféricos e das emissões sonoras de cada tipo de veículo, atribuindo um valor ponderado (Eco-ponto) que reflete o seu desempenho ambiental.
Foram também consultados os sites dos diversos produtores de automóveis comercializados em Portugal e alguns sites especializados.
Preço do combustível (Euros por 100.000km)
Custo para realizar 100.000km (1/3 usando o combustível e 2/3 usando a eletricidade), considerando o preço de eletricidade do mercado regulado e a média do preço semestral dos combustíveis (DGEG).
Avaliação
Para avaliar os modelos no que diz respeito a parâmetros ambientais (emissões de CO2, efeito de estufa, saúde, natureza e ruído) e não só (autonomia da bateria) é usado o seguinte sistema de cores:
- verde = bom
- amarelo = médio
- vermelho = abaixo da média
Consumo de eletricidade e combustível
O consumo de eletricidade destes veículos é expresso em KWh/100km, enquanto que o de combustível é l/100km.
CO2 (g/km)
As emissões de CO2 são indicadas em separado, em função de serem produzidas pelo consumo de eletricidade ou de combustível, e são expressas em g/km.
Ruído [dB(A)]
Magnitude do ruído durante a condução.
Lotação do veículo
Número máximo de lugares de cada veículo.
Potência do veículo
Potência do veículo em cavalos (cv) e (kw).
Autonomia da bateria
Distância percorrida em km, com a bateria completamente carregada.
Mais informações
05/2020 Quercus