EuroTopTen Portugal

            
 

Novo estudo Topten monitoriza os equipamentos em termos de eficiência energética


O consórcio Topten preparou novamente um estudo sobre a evolução do mercado dos frigoríficos e combinados, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. A análise é baseada em dados de vendas ocorridas durante o período 2004-2015, na UE-21. (Abril 2017)


Em comunicado a Quercus apresenta os resultados de um estudo efectuado pelo consórcio Topten sobre a monitorização do mercado dos frigoríficos, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa na Europa. A monitorização do mercado e das vendas permite aos decisores políticos intervir de forma mais correcta e informada nas revisões dos regulamentos de concepção ecológica e rotulagem energética.

Este estudo revela que o consumo energético destes aparelhos reduziu quase 30% no período 2004-2015. Ainda assim, nos frigoríficos e combinados, a classe de eficiência A+++ é ainda pouco vendida. As máquinas de lavar roupa têm manifestado uma tendência no aumento da capacidade de carga, mesmo não tendo ocorrido alterações nos hábitos das famílias de fazer cargas superiores. Também os programas normais e as temperaturas de lavagem não parecem corresponder às condições reais de utilização, reduzindo os impactes esperados pelos regulamentos. No caso dos secadores de roupa, a nova tecnologia a bomba de calor trouxe poupanças consideráveis e a venda destes aparelhos é já muito representativa. Porém, à semelhança das máquinas de lavar roupa, também estes têm aumentado a sua capacidade de carga.

Na próxima revisão dos regulamentos de etiquetagem energética e concepção ecológica de produtos espera-se que deixem de ser favorecidos, em termos de eficiência energética, os modelos com capacidade de carga ou volume superiores, que os programas normais de referência de lavagem e secagem sejam adaptados aos realmente utilizados pelas famílias e que sejam eliminados os factores de correcção dos aparelhos de frio.

As recentes novidades da revisão da Directiva de Etiquetagem Ecológica são também apresentadas no comunicado. Consultar a notícia de Março para mais informações aqui.

Descarregue o relatório completo (em inglês).

 

Notícias

Conheça os modelos de refrigeração profissional mais eficientes. (Novembro 2017)






O regulamento publicado em Julho no Jornal Oficial da União Europeia entrou agora em vigor. Conheça as os modelos de refrigeração profissional mais eficientes. (Agosto 2017)




Novidades fresquinhas e energéticas aguardam o seu regresso de férias. São os novos líderes em eficiência energéticas que o Topten actualizou este Verão. (Agosto 2017)




O consórcio Topten preparou novamente um estudo sobre a evolução do mercado dos frigoríficos e combinados, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. A análise é baseada em dados de vendas ocorridas durante o período 2004-2015, na UE-21. (Abril 2017)



Campanha Topten.pt

Os líderes em Eficiência Energética