EuroTopTen Portugal

            
 

Novo estudo Topten monitoriza os equipamentos em termos de eficiência energética


O consórcio Topten preparou novamente um estudo sobre a evolução do mercado dos frigoríficos e combinados, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. A análise é baseada em dados de vendas ocorridas durante o período 2004-2015, na UE-21. (Abril 2017)


Em comunicado a Quercus apresenta os resultados de um estudo efectuado pelo consórcio Topten sobre a monitorização do mercado dos frigoríficos, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa na Europa. A monitorização do mercado e das vendas permite aos decisores políticos intervir de forma mais correcta e informada nas revisões dos regulamentos de concepção ecológica e rotulagem energética.

Este estudo revela que o consumo energético destes aparelhos reduziu quase 30% no período 2004-2015. Ainda assim, nos frigoríficos e combinados, a classe de eficiência A+++ é ainda pouco vendida. As máquinas de lavar roupa têm manifestado uma tendência no aumento da capacidade de carga, mesmo não tendo ocorrido alterações nos hábitos das famílias de fazer cargas superiores. Também os programas normais e as temperaturas de lavagem não parecem corresponder às condições reais de utilização, reduzindo os impactes esperados pelos regulamentos. No caso dos secadores de roupa, a nova tecnologia a bomba de calor trouxe poupanças consideráveis e a venda destes aparelhos é já muito representativa. Porém, à semelhança das máquinas de lavar roupa, também estes têm aumentado a sua capacidade de carga.

Na próxima revisão dos regulamentos de etiquetagem energética e concepção ecológica de produtos espera-se que deixem de ser favorecidos, em termos de eficiência energética, os modelos com capacidade de carga ou volume superiores, que os programas normais de referência de lavagem e secagem sejam adaptados aos realmente utilizados pelas famílias e que sejam eliminados os factores de correcção dos aparelhos de frio.

As recentes novidades da revisão da Directiva de Etiquetagem Ecológica são também apresentadas no comunicado. Consultar a notícia de Março para mais informações aqui.

Descarregue o relatório completo (em inglês).

 

Notícias

O Topten encontra-se entre os finalistas do prémio "EU Sustainable Energy Award 2017". O seu voto é fundamental! Dê o seu precioso contributo no site da EUSEW (Semana Europeia da Energia Sustentável). (Junho 2017)







O consórcio Topten preparou novamente um estudo sobre a evolução do mercado dos frigoríficos e combinados, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. A análise é baseada em dados de vendas ocorridas durante o período 2004-2015, na UE-21. (Abril 2017)


Para ajudar os consumidores na sua tomada de decisão antes da compra, as etiquetas energéticas vão voltar à escala A - G, e será criada uma base de dados pública que permitirá a comparação da eficiência energética dos aparelhos (Março 2017).




Os vencedores da competição de produtos ProCold foram hoje divulgados na feira EuroShop a decorrer em Düsseldorf (Alemanha).

Os modelos mais eficientes de cinco categorias diferentes receberam a distinção "ProCold Winner 2017". (Março 2017)








Um questionário online realizado pela Quercus, entre Setembro e Novembro de 2016, revelou que apenas 1,5% dos veículos declarados pelos participantes são híbridos ou eléctricos. O automóvel a gasóleo é combustível predominante, numa amostra que indicou possuir em média 1,5 carros por pessoa. (Fevereiro 2017)

O projecto ProCold já inclui modelos produzidos por um fabricante nacional, nas suas listagens de aparelhos de refrigeração comercial e profissional, que reconhece os aparelhos energeticamente mais eficientes e que usam fluidos refrigerantes com menor impacte climático. (Fevereiro 2017)






Campanha Topten.pt

Os líderes em Eficiência Energética