EuroTopTen Portugal

            
 

Etiqueta energética: Acordo sobre novas regras


Para ajudar os consumidores na sua tomada de decisão antes da compra, as etiquetas energéticas vão voltar à escala A - G, e será criada uma base de dados pública que permitirá a comparação da eficiência energética dos aparelhos (Março 2017).




O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a acordo sobre a revisão da normativa de Etiquetagem Energética. O regulamento será publicado no Jornal Oficial e entrará em vigor em Setembro de 2017. Os principais aspectos aprovados são: o regresso à escala A-G; a criação de uma base de dados de registo dos produtos para facilitar as actividades de fiscalização de mercado; a criação de uma base de dados pública para ajudar os consumidores a comparar a eficiência energética dos produtos; o estabelecimento de regras sobre as actualizações de software e os aparelhos "inteligentes", proibindo dispositivos manipuladores.

Para mais informações consulte:

Comunicado de imprensa da Comissão (21/03/17) - Commission welcomes agreement on clearer energy efficiency labelling rules to empower consumers

Comunicado de imprensa do Conselho (21/03/17) - Clearer energy labelling: improved energy efficiency

Comunicado de imprensa da campanha Coolproducts (22/03/17) - New energy label must be introduced quickly to slash energy use and household bills

 

Notícias

O consórcio Topten preparou novamente um estudo sobre a evolução do mercado dos frigoríficos e combinados, máquinas de lavar roupa e secadores de roupa. A análise é baseada em dados de vendas ocorridas durante o período 2004-2015, na UE-21. (Abril 2017)


Para ajudar os consumidores na sua tomada de decisão antes da compra, as etiquetas energéticas vão voltar à escala A - G, e será criada uma base de dados pública que permitirá a comparação da eficiência energética dos aparelhos (Março 2017).




Os vencedores da competição de produtos ProCold foram hoje divulgados na feira EuroShop a decorrer em Düsseldorf (Alemanha).

Os modelos mais eficientes de cinco categorias diferentes receberam a distinção "ProCold Winner 2017". (Março 2017)








Um questionário online realizado pela Quercus, entre Setembro e Novembro de 2016, revelou que apenas 1,5% dos veículos declarados pelos participantes são híbridos ou eléctricos. O automóvel a gasóleo é combustível predominante, numa amostra que indicou possuir em média 1,5 carros por pessoa. (Fevereiro 2017)

O projecto ProCold já inclui modelos produzidos por um fabricante nacional, nas suas listagens de aparelhos de refrigeração comercial e profissional, que reconhece os aparelhos energeticamente mais eficientes e que usam fluidos refrigerantes com menor impacte climático. (Fevereiro 2017)






Campanha Topten.pt

Os líderes em Eficiência Energética